terça-feira, novembro 08, 2005

Alice (contém spoiler)

Depois de um dia de cão, onde tudo parecia correr ao contrário do que deveria -- não entrando em pormenores, foi francamente mau! -- fiquei "com a neura" e resolvi ir ao cinema para relaxar. Ideia brilhante, escolhi o filme Alice, ou seja, ainda fiquei pior. Não é que o filme seja mau, por que não é... mas é bastante parado e escuro, quer em termos da própria imagem, quer em termos da história... E aquela música, é de levar uma pessoa a atirar-se de uma ponte :)

Apesar de o poder parecer pelo título, não é a história da Alice, mas sim a dos pais da Alice, do seu desespero quando a Alice desaparece... E depois há aqueles típicos estereótipos de género: enquanto a mãe fica histérica, -- e a histeria culimina com uma tenativa de suicídio -- o pai, como bom macho latino, homem de acção, tem de fazer alguma coisa para descobrir a filha, pelo que resolve espalhar máquinas de filmar pela cidade de lisboa, numa tentativa vã de descobrir a filha numa das gravações. Apesar de ser uma ideia aparentemente estúpida, uma pessoa acaba por passar o filme a fazer figas para que o coitado consiga alguma coisa, para que Alice volte para casa e o filme tenha um final feliz... O que não acontece! Numa cena bastante deprimente -- e a meu ver, provavelmente bastante realista, porque por pior que seja, a pessoa acaba por seguir em frente -- o pai desiste de procurar a menina, e nesse momento cruza-se com ela, ela olha para ele, que nem a vê, e continua o seu caminho!!! The End!

Como se pode imaginar, isto não é propriamente o filme ideal para quem quer desanuviar a cabeça :) Saí do cinema com uma neura ainda maior, a pensar que devia ter ido ver uma comédia... De qualquer forma, recomendo o filme, porque é bom, e mostra que em Portugal também se pode fazer cinema de jeito.
(Ah, é verdade... para quem não sabe, spoiler significa que eu vou contar cenas do filme. Portanto, quem tenciona ir ver o filme, não devia ler o post... ups... agora é tarde :P lolol)

Sem comentários: